segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

C++, Trabalhando com flags (bits)

Trabalhar com 32 bits é fácil num compilador x86, mas quando isso
variavel = 1 << 33;
torna-se inpertinente as coisas começam a ficar sérias. Em prol disso fiz algumas funções que sanam essa necessidade (não que o bitset não o faça) de trabalhar com mais de 32 bits (agora o flag é infinito filhote).

Segue as funções

void set_flag(char *flags, int flag)
{
    flags[ (int)((float)(flag +1) / 8.0) ] |= (1 << (flag % 8));
}
void remove_flag(char *flags, int flag)
{
    flags[ (int)((float)(flag +1) / 8.0) ] ^= (1 << (flag % 8));
}
bool has_flag(char *flags, int flag)
{
    return (int)flags[ (int)((float)(flag +1) / 8.0) ] & (1 << (flag % 8));
}

set_flag seta bit 1, remove_flag seta bit 0 e has_flag verifica se o bit é 1. O indice usado é 0. A função não verifica estouro de memória, portando cuidado!


Exemplo

char flags[1] = {0}; // 1 byte = 8 bits
set_flag((char*)flags, 1); // liga o segundo bit
set_flag((char*)flags, 2); // liga o terceiro bit
printf("%d\n", has_flag(flags, 0) )
printf("%d\n", has_flag(flags, 1) )

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